Melhore a descrição dos produtos e gere mais vendas

Quando um visitante acessa seu e-commerce (loja virtual) o que ele quer é uma descrição fácil de ler e compreender antes de iniciar uma compra. A descrição dos produtos precisam estar bem distribuída, passando as informações de forma clara e objetiva, simples assim.

Não há nada mais chato do que descrições “robotizadas”, dando a perceber que você está apresentando seu produto para um motor de busca e não para uma pessoa real, isso deixa o texto cansativo.

As dicas a seguir servem tanto para você trabalhar a descrição dos produtos, bem como para a apresentação de serviços.

Como fazer uma boa descrição dos produtos: organização e SEO

Todo o texto para a internet precisa ter o SEO trabalhado, mas também é importante agradar ao leitor com um texto organizado e conciso, e acredite, isso também faz parte do SEO, afinal, se a descrição do produto for boa o suficiente ele ficará na página e concluirá a comprado produto desejado.

É por isso que, antes de tudo, você precisa estudar o perfil do seu cliente.

Existem muitas descrições de produtos com poucos parágrafos, mas que acabam sendo tão exaustivos e com pouca informação útil, que o visitante não “perca mais tempo” lendo e fecha a página.

Já em outros casos, a descrição dos produtos é enorme mas, como foi organizada e bem escrita, fará com que o visitante leia tudo para obter as informações que precisa sobre o item.

Um grande erro na descrição!

De uma maneira básica, a descrição dos produtos é dividida em duas partes: título e corpo do anúncio. O título precisa fazer com que o futuro cliente tenha interesse em clicar para saber mais sobre o produto.
Chegando na página do seu produto, ou mesmo serviço, o visitante ele deverá encontrar as informações que precisa de forma simples, sem precisar fazer malabarismos para tal e sentir se você está tentando colocar coisas na cabeça dele.

Como isso:

“Compre o novo smartphone X, porque o smartphone X é super potente para você jogar e assistir vídeos, o novo smartphone X tem uma tela grande de 6 polegadas que você tem que ter, com certeza você vai querer comprar o novo smartphone X para ter diversão garantida numa tela de 6 polegadas para ver vídeos e jogar games nesse smartphone super potente, compre agora mesmo”.

Primeiro, provavelmente sua loja virtual poderá ser punida por usar exageradamente a mesma palavra-chave num único parágrafo, e o visitante vai ficar cansado (e as vezes irritado) ao ler isso e vai acabar saindo da sua loja virtual ou página de vendas.

Vamos melhorar um pouco essa descrição:

“O smartphone X é tudo o que você procura em velocidade e alto desempenho num aparelho com tela de 6 polegadas Full HD. Esse smartphone, que ainda conta com bateria de 4.755mAh de potência, vem com processador Octa-core de 3.2Ghz e memória RAM de 3GB, fora seu armazenamento interno de 128GB. O smartphone X é poderoso para games e dispensa comentários para coisas básicas como vídeos, músicas e aplicativos.”

Percebeu a diferença? Aqui nós não mostramos que o cliente deve comprar o novo smartphone, mas apresentamos as características que o cliente busca num aparelho móvel: desempenho, duração da bateria, tela, armazenamento e outras coisas.

Usámos a palavra-chave poucas vezes, mas de forma bem distribuída, além de quebrar o texto em dois parágrafos, sendo o primeiro o parágrafo chamativo para que o visitante continue a leitura para o segundo parágrafo mais explicativo. Tudo isso faz parte do SEO e organização do texto na descrição dos produtos.

Como fazer uma boa descrição dos produtos: usando a criatividade

As descrições criativas chamam a atenção de quem visita seu e-commerce ou páginas de vendas, pois deixam o texto interessante.

Veja algumas dicas abaixo:

Complementando com um vídeo: quem disse que a descrição de um produto precisa apenas de texto? Os vídeos tem se tornado uma poderosa ferramenta para melhorar a experiência dos clientes quando buscam algum produto. Uma a descrição em texto com um review em vídeo, isso gera dinâmica ao seu anúncio.

O poder de contar histórias: já dizia o meu avô que… As pessoas gostam de ouvir histórias, seja um acontecimento do seu dia a dia ou mesmo algo que ocorreu em sua infância, ou até mesmo um fracasso que você teve na visa com seus negócios e a volta por cima que consegui dar (especialmente em carta de vendas de produtos digitais ou cursos). Troca de experiências é algo fantástico.

Integração com as redes sociais: não se esqueça de que a presença nas redes sociais é importante para o seu negócio e deixar um link de “compartilhe esse produto” aumentará a relevância da sua página.

Atinja todos os perfis de consumidores: existem basicamente dois tipos de clientes, os compulsivos e os que são mais cautelosos ou analistas, ou seja, clientes que não se importam muito com detalhes técnicos e outros que sim. Por isso, tente atingir esse dois públicos com descrições técnicas do produto ou mesmo serviço, mas que possuam uma linguagem fácil de compreender para aqueles que não tem tanta experiência assim.

Descrição contendo dicas: por que deixar seu cliente ir buscar dicas sobre o produto em outro lugar se você mesmo pode ajudá-lo com isso? Além de estar ajudando-o você também conseguirá que sua descrição tenha mais visitas de pessoas interessadas em tirar dúvidas e que poderão estar comprando seu produto ou contratando seu serviço.

Compartilhe este post

Carlos Pimentel

Jornalista com pós-graduação e formado em Tecnologia da Infomação. Utilizo em meus trabalhos o Worpdress como gerenciador de conteúo e o framework Foundation Zurb para tornar os sites responsivos.


Você pode gostar de ler...

Deixe o seu comentário!

Seja o primeiro a comentar



Projetos Sociais

Caso sua organização seja uma organização sem fins lucrativos e não tem um site ou está precisando reformular um já existente, a criandocomwp está engajada em projetos sociais e vai ajudar a sua ONG a ter um site bem estruturado.


Depoimentos

  • O profissional está sempre disposto a nos ajudar e facilitar o andamento dos trabalhos. Recomendo.

    Vanessa Rodrigues
    Proprietária
  • O trabalho feito foi excelente. Tanto na elaboração do site quanto na pós-venda.

    Mario Padilha
    Corretor Imóveis
  • ão incontáveis as vezes em que o profissional me ajudou em problemas que não tinha nada a ver com o nosso negócio. Sempre que posso recomendo.

    Evanil Carvalho
    Proprietário Carvalho Imóveis
  • Ele é um grande profissional. De muita confiança e com trabalhos perfeitos.

    Chirlei Cardoso
    Corretora de Seguros Plantão Saúde RJ