Entenda o perfil do seu cliente

Foi-se a época em que as empresas empurravam seus produtos nos clientes, hoje em dia as pessoas estão mais exigentes e pensam antes de tomar uma decisão. É por isso que entender o perfil do seu cliente é importante para te ajudar a melhorar a qualidade do seu produto e criar atratividade para o mesmo, analisar possíveis falhas no seu projeto, melhorar seus serviços, dentre outras coisas.

Quando uma grande empresa está prestes a apresentar um produto no mercado, seja ele um novo smartphone ou mesmo um novo sabor de refrigerante, antes ela realiza uma pesquisa (muitas das vezes sigilosa ou discreta) para saber o que pessoas, com o perfil indicado para a compra desse produto, pensam dele: características, se lhe agradam as configurações, o design, cores, embalagem, o garoto (a) propaganda que irá apresentar o comercial, dentre outros fatores. Tudo pensando na satisfação do cliente.

Como entender o perfil do seu cliente

Um dos pontos decisivos durante uma campanha de marketing é saber como o seu cliente se comporta: o que o leva a realizar uma compra, quais assuntos do interesse dele, seu poder aquisitivo, faixa etária, entre outras coisas. Assim é possível oferecer um produto específico para aquele cliente em potencial.

Existem muitas formas de se obter essas informações, algumas delas são:

– Fazendo pesquisas no seu site ou blog;
– Criando uma enquete nas redes sociais;
– Realizar um questionário pós compra, pedindo o feedback dos clientes sobre o produto ou serviço contratado;
– Interagir com seus clientes nas principais redes sociais e buscar conhecer os assuntos do seu interesse.

Porque é importante entender o perfil do cliente?

O cliente é o fator principal de uma venda, e entendê-lo é de extrema importância para evitar empurrar um produto qual não seja adequado às suas necessidades, pois um cliente satisfeito pode ajudar a elevar a popularidade da sua empresa do mesmo modo que, um cliente inconformado, pode pôr à declínio o seu negócio.

Digamos que o perfil do seu cliente seja o seguinte: homens e mulheres entre 16 a 35 anos, possuem smartphone, gostam de fazer compras usando o smartphone, fazem entre 4 a 8 compras num mês, gastam muito com roupas e sapatos. Com esse resultado é mais que viável criar um aplicativo para sua loja virtual de calçados (e-commerce), facilitando a vida desses usuários de aparelhos celulares, estando onde eles estão. Lembrando que isso é somente um exemplo.

Entendendo o perfil do cliente você terá mais autonomia para fornecer um produto que irá atender as suas expectativas.

Compartilhe este post

Carlos Pimentel

Jornalista com pós-graduação e formado em Tecnologia da Infomação. Utilizo em meus trabalhos o Worpdress como gerenciador de conteúo e o framework Foundation Zurb para tornar os sites responsivos.


Você pode gostar de ler...

Deixe o seu comentário!

Seja o primeiro a comentar



Projetos Sociais

Caso sua organização seja uma organização sem fins lucrativos e não tem um site ou está precisando reformular um já existente, a criandocomwp está engajada em projetos sociais e vai ajudar a sua ONG a ter um site bem estruturado.


Depoimentos

  • O profissional está sempre disposto a nos ajudar e facilitar o andamento dos trabalhos. Recomendo.

    Vanessa Rodrigues
    Proprietária
  • O trabalho feito foi excelente. Tanto na elaboração do site quanto na pós-venda.

    Mario Padilha
    Corretor Imóveis
  • ão incontáveis as vezes em que o profissional me ajudou em problemas que não tinha nada a ver com o nosso negócio. Sempre que posso recomendo.

    Evanil Carvalho
    Proprietário Carvalho Imóveis
  • Ele é um grande profissional. De muita confiança e com trabalhos perfeitos.

    Chirlei Cardoso
    Corretora de Seguros Plantão Saúde RJ