Crie conteúdo de interesse do usuário

Uma das formas mais eficazes de alcançar clientes em potencial para o seu negócio é criando conteúdo do interesse do usuário, você oferece algo gratuito, e que irá ajudá-lo, e em troca ganha a sua atenção e até mesmo ajuda, pois se o conteúdo for bom ele certamente irá compartilhar, sem contar a possibilidade de fechar uma venda.
O chamado inbound marketing (em português “marketing de conteúdo”) tem se expandido pouco a pouco no Brasil, e é uma estratégia muito poderosa para melhorar o posicionamento do seu produto ou serviço usando a popularidade dos blogs, pois você cria um conteúdo relevante e que irá atrair a atenção de internautas em busca de informações, criando um relacionamento e, por fim, apresentando o seu produto (físico ou digital) ou serviço para ele.
E tudo isso sem ter que gastar nenhum centavo com anúncios, pois são visitas orgânicas que chegam ao seu blog por meio de buscas no Google, Yahoo, Bing e demais buscadores.

Como funciona isso?

Fazendo um breve resumo, o processo se baseia na criação de um blog que pode estar dentro ou fora do site da sua empresa ou, se for um autônomo ou profissional liberal, do seu próprio site.

Antes de começar a publicar nele e até antes mesmo antes de criá-lo, é importante fazer uma pesquisa de público alvo, para saber quem são seus clientes em potencial e também o que eles procuram em conteúdo de blogs.

Público alvo são as pessoas mais indicadas para o seu serviço ou produto (por idade, sexo, localização…). Se sua empresa trabalha com consultoria de negócios, o seu público alvo são pessoas que desejam montar o próprio negócio ou empresas novas que queiram ter melhor atuação no mercado, por exemplo.

O profissional da área de inbound marketing, responsável pelo projeto, utilizará ferramentas para saber qual é o público alvo da empresa, profissional ou autônomo, e como eles se comportam, fará também um levantamento sobre o mercado de atuação e concorrentes, buscará temas que sejam relacionados ao mercado do empresário ou profissional e que tenham um ótimo volume de buscas, e outras coisas importantes sobre a empresa/produto, pois cada projeto requer um trabalho específico.

Criar conteúdo que agregue valor ao seu blog

Se o conteúdo que o seu blog disponibiliza é de qualidade, então o visitante irá gostar e, possivelmente, compartilhar com os amigos e familiares, o que é excelente para dar mais popularidade ao seu blog e aumentar a confiança das pessoas na sua empresa ou negócio.
Digamos que você trabalhe com a vendas de livros digitais (e-Books) sobre saúde, uma dica seria ter profissionais como médico clínicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros, como convidados na hora de criar conteúdo no seu blog, isso daria mais autoridade para ele e muito mais confiança para os usuários, pois saberão que a informação e verídica.

Outro exemplo seriam os serviços, digamos que seja um profissional liberal e trabalhe com fotografia, poderia criar postagens com dicas dos melhores lugares na sua cidade para fazer fotos para o álbum de casamento ou mesmo se você trabalha com otimização de sites, poderá criar um blog falando sobre o tema e como a otimização poderá ajudar empresas a alcançarem o primeiro lugar no Google e demais motores de busca.

Não pense apenas na venda direta

Não pense apenas em vender diretamente do seu blog, ele é um investimento que, a longo prazo, poderá te trazer muitos retornos em publicidade e novos clientes, por isso, trabalhe para que o seu blog não seja apenas mais um entre tantos, mas que seja um agregador de excelente conteúdo.

O importante é que ele forneça conteúdo do interesse dos visitantes, assim você irá cativá-los, criando um vínculo com eles através do conteúdo relevante do seu blog, o que auxiliará para futuras negociações.

Artigos para atuais clientes

Lembre-se que a fidelização é algo importante para uma empresa, por isso, ao criar conteúdo de valor para o seu blog, avalie possibilidade de criar artigos que tenham como foco os seus clientes, seja uma dica de como usar o produto que ele comprou, um review de acessório para um aparelho adquirido, dentre outras coisas. Assim você mostra que não o esqueceu.

Compartilhe este post

Carlos Pimentel

Jornalista com pós-graduação e formado em Tecnologia da Infomação. Utilizo em meus trabalhos o Worpdress como gerenciador de conteúo e o framework Foundation Zurb para tornar os sites responsivos.


Você pode gostar de ler...

Deixe o seu comentário!

Seja o primeiro a comentar



Projetos Sociais

Caso sua organização seja uma organização sem fins lucrativos e não tem um site ou está precisando reformular um já existente, a criandocomwp está engajada em projetos sociais e vai ajudar a sua ONG a ter um site bem estruturado.


Depoimentos

  • O profissional está sempre disposto a nos ajudar e facilitar o andamento dos trabalhos. Recomendo.

    Vanessa Rodrigues
    Proprietária
  • O trabalho feito foi excelente. Tanto na elaboração do site quanto na pós-venda.

    Mario Padilha
    Corretor Imóveis
  • ão incontáveis as vezes em que o profissional me ajudou em problemas que não tinha nada a ver com o nosso negócio. Sempre que posso recomendo.

    Evanil Carvalho
    Proprietário Carvalho Imóveis
  • Ele é um grande profissional. De muita confiança e com trabalhos perfeitos.

    Chirlei Cardoso
    Corretora de Seguros Plantão Saúde RJ