Como fazer parceria com outras empresas

A parceria com outras empresas é uma eficiente estratégia de marketing, pois você consegue alcançar um público interessado no que você vende em produto ou serviço, porém que ainda não tinha conhecimento da sua empresa.

O potencial da parceria com outras empresas é enorme, e tanto as micro e pequenas empresas quanto as que já estão há algum tempo no mercado, podem apostar em parcerias para alavancar suas vendas e angariar mais.

Um exemplo disso são as parcerias estratégicas feitas entre agências de marketing e agências de criação de sites, assim ambas as partes ganham na hora de obterem mais clientes qualificados.

Sucesso com a parceria estratégica

A Uber é um aplicativo de transporte privado, onde passageiros podem buscar com motoristas mais próximos, ele funciona igualmente a um táxi e neste ano de 2016 está tendo um grande repercussão. No começo do ano a Itaro fechou parceria com a Uber, fornecendo descontos aos motoristas na aquisição de peças para carros no seu e-commerce.

Um outro recente caso de parceria foi entre a emissora de televisão É-Parana e a TV Cultura, onde ambas tem o objetivo de ampliar a veiculação de programas educativos e que valorizem a cultura na televisão pública do Paraná.

Existem diversas maneira de fazer parcerias, e as dicas a seguir valem tanto para o meio digital quanto para o meio físico.

Busque empresas com o mesmo interesse

Não seria vantajoso uma empresa de petshop fazer parceria com uma rede de fast food, certo? Por isso é recomendado que se busque fazer parceria com empresas do mesmo ramo e interesse que o seu, assim como o exemplo das emissores de televisão citadas anteriormente.

Outro ótimo exemplo são as parcerias feitas entre fabricantes de peças de automóveis e as montadoras de veículos, aumentando as vendas de carros e peças de uma marca específica.

Troca de banners

Isso é muito utilizado, por exemplo, por blogueiros de mesmo nicho, onde um insere o banner do outro no seu site, assim ambos ganham em visitas.

Existe o caso também de donos de lojas virtuais ou sites fazerem troca de banner entre si, isso ajuda os dois na geração de cliques e, em resultado, no aumento do número de visitas.

Reviews patrocinados/indicações

Essa é uma ótima opção para donos de lojas e experts em algum assunto fazerem uma parceria. Veja o seguinte exemplo:

Ricardo tem alto conhecimento e domínio sobre computadores e tem muitos seguidores nas redes sociais, onde ele dá dicas de peças, manutenção e outras coisas. Marcelo é empresário dono de uma loja de informática, então ambos decidem fechar uma parceria. O Ricardo fará reviews e indicará os produtos da loja de Marcelo para seus seguidores. Como eles confiam nas indicações de Ricardo, logo irão visitar o produto indicado por ele na loja e verão mais itens, gerando mais visitas para a loja do Marcelo e, possivelmente, muitas vendas.

Entrevistas com profissionais

Uma ótima maneira de dar valor ao seu produto é fazer parcerias com algum profissional. Digamos que você tenha uma loja de móveis e então decide fazer uma entrevista com um decorador e publicar no blog da sua loja, com isso você irá atrair interessados no assunto, que visitarão sua loja, e o profissional terá mais clientes também, já que será recomendado pelo seu blog.

Parceria em tempos de crise

Com a parceria muitas empresas conseguiram vencer em tempos de crise financeira, saindo de situações turbulentas nos negócios. Ao fazer parceria com outras empresas busque aquelas que tem o mesmo, ou semelhante, objetivo que o seu para que ambas possam ampliar seus negócios.

Compartilhe este post

Carlos Pimentel

Jornalista com pós-graduação e formado em Tecnologia da Infomação. Utilizo em meus trabalhos o Worpdress como gerenciador de conteúo e o framework Foundation Zurb para tornar os sites responsivos.


Você pode gostar de ler...

Deixe o seu comentário!

Seja o primeiro a comentar



Projetos Sociais

Caso sua organização seja uma organização sem fins lucrativos e não tem um site ou está precisando reformular um já existente, a criandocomwp está engajada em projetos sociais e vai ajudar a sua ONG a ter um site bem estruturado.


Depoimentos

  • O profissional está sempre disposto a nos ajudar e facilitar o andamento dos trabalhos. Recomendo.

    Vanessa Rodrigues
    Proprietária
  • O trabalho feito foi excelente. Tanto na elaboração do site quanto na pós-venda.

    Mario Padilha
    Corretor Imóveis
  • ão incontáveis as vezes em que o profissional me ajudou em problemas que não tinha nada a ver com o nosso negócio. Sempre que posso recomendo.

    Evanil Carvalho
    Proprietário Carvalho Imóveis
  • Ele é um grande profissional. De muita confiança e com trabalhos perfeitos.

    Chirlei Cardoso
    Corretora de Seguros Plantão Saúde RJ